Clientes
Faturação
Tarifários
A ARM disponibiliza tarifas especiais (Tarifa Familiar e Tarifa Social) dos serviços de distribuição de água, de saneamento e de resíduos, aos clientes com necessidades específicas.
Tarifa Familiar
A tarifa familiar visa garantir a igualdade tarifária das famílias numerosas, especialmente pelo facto de serem múltiplas pessoas a beneficiarem dos serviços fornecimento de água, saneamento de águas residuais e de recolha de resíduos no mesmo local.
A quem se destina?
A tarifa familiar é aplicada a titulares de contrato de fornecimento de água, que tenham consumo exclusivamente doméstico em habitação própria permanente e num único ponto de consumo, cujo agregado familiar seja de, no mínimo, 5 elementos e com o máximo de 9 elementos.
Como solicitar?
Os titulares de contrato de fornecimento de água devem efetuar anualmente, na data da atribuição do benefício, requerimento através de formulário próprio para adesão ao referido tarifário, acompanhado dos seguintes documentos:
- Comprovativo de morada fiscal de todos os membros do agregado familiar, emitido pela
- Autoridade Tributária; ou
- Declaração de constituição de agregado familiar emitido pela Autoridade Tributária; ou
- Na impossibilidade das anteriores, declaração da respetiva Junta de Freguesia a comprovar o mesmo agregado.
Tarifa Social
A tarifa social visa garantir a proteção dos consumidores em situação de vulnerabilidade económica.
A quem se destina?
A tarifa social é aplicada a titulares de contrato de fornecimento de água, que tenham consumo exclusivamente doméstico em habitação própria permanente e num único ponto de consumo, que sejam beneficiários da tarifa social de energia elétrica na Região Autónoma da Madeira.
Como solicitar?
Os titulares de contrato de fornecimento de água devem efetuar anualmente, na data da atribuição do benefício, requerimento através de formulário próprio para adesão ao referido tarifário, acompanhado dos seguintes documentos:
- Fatura mais recente de energia elétrica da Região Autónoma da Madeira; e
- Documento de identificação; e
-
Quando a titularidade do contrato não esteja no nome do mesmo titular, comprovativo de
morada fiscal emitido pela Autoridade Tributária ou, na impossibilidade deste, declaração da respetiva Junta de Freguesia a comprovar o respetivo agregado.
Tarifários dos Serviços de Águas e Resíduos (resumos)
Formas de pagamento
A ARM tem ao seu dispor diversas formas de pagamento da sua fatura.
- Débito direto: Para ativar o débito direto, dirija-se a um dos nossos balcões de atendimento.
- Em qualquer balcão de atendimento da ARM
- Multibanco: Em qualquer caixa multibanco, escolha a opção “Pagamento de Serviços” e insira as referências que constam na fatura.
- Em qualquer Estação de Correios CTT
- Em qualquer Agente Payshop
- Homebaking
Fatura eletrónica
Para solicitar a adesão, preencha o formulário abaixo.
Posteriormente, receberá no seu e-mail o documento “Condições de Adesão à Fatura Eletrónica da ARM”, que deverá ser impresso, assinado (pelo titular do contrato) e depois entregue num dos nossos balcões de atendimento.
Tratando-se de pessoa singular, será necessário entregar também cópia do Cartão do Cidadão. Tratando-se de pessoa coletiva/organização, será necessário entregar cópia da Certidão de Registo Comercial atualizada (ou equivalente) e demais documentação individual relativa à representação legal.
Modelo de Fatura

A fatura da ARM
O Documento de Pagamento
da ARM pode conter uma ou
mais faturas.
1 of 18Valor a Pagar:
Valor que é possível pagar
com o atual Documento de
Pagamento. Pode ser igual
ao valor mensal faturado,
se não existirem valores
anteriores em dívida.
Este campo deve ser
sempre analisado com o
campo “Conta Corrente” e
com eventual mensagem de
valor em dívida em atraso –
Campo Mensagens.
2 of 18Saldo atual:
O saldo atual da conta
representa o valor total em dívida,
incluindo a presente fatura.
Caso tenha entretanto
regularizado algum valor, e se o
saldo poderá não estar atualizado.
3 of 18Conta corrente:
Conjunto de movimentos
associados à conta do cliente.
4 of 18Saldo Anterior:
Saldo da conta anterior à
emissão do presente
Documento de Pagamento
/ Fatura (s)
5 of 18Comunicação de Leituras
Período ideal para comunicar
à ARM a leitura do contador,
para efeitos da próxima fatura
(evitando faturação por
estimativa).
Referência Multibanco
“Para pagar este saldo”
Possibilidade que o cliente
tem de poder pagar por
Multibanco (ou
homebanking) valor ou
valores em atraso de
pagamento.
Este valor dever ser
confrontado com os
campos: “Valor a Pagar”,
“Conta Corrente” e
“Mensagens” – Dívida.
Uma fatura em dívida só
aparecerá neste saldo até
ao máximo de 2 vezes.
7 of 18Referências para
pagamento por
Multibanco, CTT,
ou Agentes Payshop
8 of 18Referência Multibanco
“Para pagar apenas
esta fatura”
Referência necessária para
pagar por Multibanco (ou
homebanking) o valor
faturado com o presente
Documento de Pagamento,
ou seja, o período mais
recente faturado.
9 of 18Número do Documento
de Pagamento e a sua
Data de Emissão
10 of 18Dados do cliente e
do local de consumo
(instalação).
11 of 18Resumo dos Serviços Faturados
E demais valores discriminados
na (s) Fatura (s) – encontram-se
no verso do Documento
de Pagamento
12 of 18Período de Faturação a
que respeita a fatura (s)
13 of 18Gráfico com o histórico
dos valores faturados
nos últimos 12 meses,
bem como indicação da
média de consumo dos
últimos 6 meses.
14 of 18Mensagens do Documento
de Pagamento
Poderá conter mensagem
sobre divida.
15 of 18Informação de
Contactos
Telefones, Correio
Eletrónico e Sítio
da Internet.
16 of 18Leitura ótica
Para pagamento em
Agente Payshop.
17 of 18Leitura ótica
Para pagamento
nos CTT
18 of 18
Verso do Documento
de Pagamento
Detalhe da(s) Fatura (s)
1 of 3Descrição dos valores
e serviços faturados
2 of 3Código QR da Fatura
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