Clientes

Faturação

Tarifários

A ARM disponibiliza tarifas especiais (Tarifa Familiar e Tarifa Social) dos serviços de distribuição de água, de saneamento e de resíduos, aos clientes com necessidades específicas.

A tarifa familiar visa garantir a igualdade tarifária das famílias numerosas, especialmente pelo facto de serem múltiplas pessoas a beneficiarem dos serviços fornecimento de água, saneamento de águas residuais e de recolha de resíduos no mesmo local.

A quem se destina?

A tarifa familiar é aplicada a titulares de contrato de fornecimento de água, que tenham consumo exclusivamente doméstico em habitação própria permanente e num único ponto de consumo, cujo agregado familiar seja de, no mínimo, 5 elementos e com o máximo de 9 elementos.

Como solicitar?

Os titulares de contrato de fornecimento de água devem efetuar anualmente, na data da atribuição do benefício, requerimento através de formulário próprio para adesão ao referido tarifário, acompanhado dos seguintes documentos:

  • Comprovativo de morada fiscal de todos os membros do agregado familiar, emitido pela
  • Autoridade Tributária; ou
  • Declaração de constituição de agregado familiar emitido pela Autoridade Tributária; ou
  • Na impossibilidade das anteriores, declaração da respetiva Junta de Freguesia a comprovar o mesmo agregado.

    A tarifa social visa garantir a proteção dos consumidores em situação de vulnerabilidade económica.

    A quem se destina?

    A tarifa social é aplicada a titulares de contrato de fornecimento de água, que tenham consumo exclusivamente doméstico em habitação própria permanente e num único ponto de consumo, que sejam beneficiários da tarifa social de energia elétrica na Região Autónoma da Madeira.

    Como solicitar?

    Os titulares de contrato de fornecimento de água devem efetuar anualmente, na data da atribuição do benefício, requerimento através de formulário próprio para adesão ao referido tarifário, acompanhado dos seguintes documentos:

    • Fatura mais recente de energia elétrica da Região Autónoma da Madeira; e
    • Documento de identificação; e
    •       Quando a titularidade do contrato não esteja no nome do mesmo titular, comprovativo de
      morada fiscal emitido pela Autoridade Tributária ou, na impossibilidade deste, declaração da respetiva Junta de Freguesia a comprovar o respetivo agregado.

    Tarifários dos Serviços de Águas e Resíduos (resumos)

    A ARM tem ao seu dispor diversas formas de pagamento da sua fatura.

    • Débito direto: Para ativar o débito direto, dirija-se a um dos nossos balcões de atendimento.
    • Em qualquer balcão de atendimento da ARM
    • Multibanco: Em qualquer caixa multibanco, escolha a opção “Pagamento de Serviços” e insira as referências que constam na fatura.
    • Em qualquer Estação de Correios CTT
    • Em qualquer Agente Payshop
    • Homebaking

    Para solicitar a adesão, preencha o formulário abaixo.

    Posteriormente, receberá no seu e-mail o documento “Condições de Adesão à Fatura Eletrónica da ARM”, que deverá ser impresso, assinado (pelo titular do contrato) e depois entregue num dos nossos balcões de atendimento.

    Tratando-se de pessoa singular, será necessário entregar também cópia do Cartão do Cidadão. Tratando-se de pessoa coletiva/organização, será necessário entregar cópia da Certidão de Registo Comercial atualizada (ou equivalente) e demais documentação individual relativa à representação legal.

    Clientes – Fatura electrónica

    Pedido de adesão à fatura eletrónica

    Serviço da ARM exclusivo para municípios aderentes.
    Insira o seu e-mail
    Repita o seu e-mail
    RGPD

    Este site está protegido pelo reCAPTCHA e pela Política de Privacidade da Google e aplicam-se Termos de Serviço.

    Modelo de Fatura

    Fatura ARM

    A fatura da ARM

    O Documento de Pagamento

    da ARM pode conter uma ou

    mais faturas.

    1 of 18

    Valor a Pagar:

     

    Valor que é possível pagar

    com o atual Documento de

    Pagamento. Pode ser igual

    ao valor mensal faturado,

    se não existirem valores

    anteriores em dívida.

     

    Este campo deve ser

    sempre analisado com o

    campo “Conta Corrente” e

    com eventual mensagem de

    valor em dívida em atraso –

    Campo Mensagens.

    2 of 18

    Saldo atual:

     

    O saldo atual da conta
    representa o valor total em dívida,

    incluindo a presente fatura.

     

    Caso tenha entretanto
    regularizado algum valor, e se o

    saldo poderá não estar atualizado.

    3 of 18

    Conta corrente:

    Conjunto de movimentos

    associados à conta do cliente.

    4 of 18

    Saldo Anterior:

     

    Saldo da conta anterior à

    emissão do presente

    Documento de Pagamento

    / Fatura (s)

    5 of 18

    Comunicação de Leituras

     

    Período ideal para comunicar
    à ARM a leitura do contador,
    para efeitos da próxima fatura
    (evitando faturação por
    estimativa).

    6 of 18

    Referência Multibanco

    “Para pagar este saldo”

     

    Possibilidade que o cliente

    tem de poder pagar por

    Multibanco (ou

    homebanking) valor ou

    valores em atraso de

    pagamento.

     

    Este valor dever ser

    confrontado com os

    campos: “Valor a Pagar”,

    “Conta Corrente” e

    “Mensagens” – Dívida.

     

    Uma fatura em dívida só

    aparecerá neste saldo até

    ao máximo de 2 vezes.

    7 of 18

    Referências para

    pagamento por

    Multibanco, CTT,

    ou Agentes Payshop

    8 of 18

    Referência Multibanco

    “Para pagar apenas

    esta fatura”

     

    Referência necessária para

    pagar por Multibanco (ou

    homebanking) o valor

    faturado com o presente

    Documento de Pagamento,

    ou seja, o período mais

    recente faturado.

    9 of 18

    Número do Documento

    de Pagamento e a sua

    Data de Emissão

    10 of 18

    Dados do cliente e

    do local de consumo

    (instalação).

    11 of 18

    Resumo dos Serviços Faturados

     

    E demais valores discriminados

    na (s) Fatura (s) – encontram-se 

    no verso do Documento

    de Pagamento

    12 of 18

    Período de Faturação a

    que respeita a fatura (s)

    13 of 18

    Gráfico com o histórico

    dos valores faturados

    nos últimos 12 meses,

    bem como indicação da

    média de consumo dos

    últimos 6 meses.

    14 of 18

    Mensagens do Documento

    de Pagamento

     

    Poderá conter mensagem

    sobre divida.

    15 of 18

    Informação de

    Contactos

     

    Telefones, Correio

    Eletrónico e Sítio

    da Internet.

    16 of 18

    Leitura ótica

     

    Para pagamento em

    Agente Payshop.

    17 of 18

    Leitura ótica

     

    Para pagamento

    nos CTT

    18 of 18

    Verso do Documento

    de Pagamento

     

    Detalhe da(s) Fatura (s)

    1 of 3

    Descrição dos valores

    e serviços faturados

    2 of 3

    Código QR da Fatura

    3 of 3
    Scroll to Top