Comunicação e Educação

Comunicados

Publicações

A ARM em parceria com o Município de Câmara de Lobos, com a colaboração das Juntas de Freguesia deste concelho, realizaram, entre os dias 3 e 7 de junho, uma megaoperação de recolha de monstros. No total foram recolhidas cerca de 9 toneladas de resíduos volumosos abandonados.Esta iniciativa, denominada “Câmara de Lobos sem monstros” ocorreu no seguimento da identificação de vários locais com maior incidência de abandono deste tipo de resíduos nas várias freguesias do referido concelho. Voltamos a apelar para que as pessoas não abandonem os seus resíduos volumosos na via pública, junto aos contentores, pois este tipo de comportamentos constituem um atentado à saúde pública e ao ambiente.✅️ A ARM disponibiliza um serviço gratuito de recolha de monstros (eletrodomésticos, móveis, colchões usados) e resíduos verdes (resultantes da limpeza de jardins e hortas), mediante pedido através da linha verde 800 910 500 (chamada grátis) ou num dos balcões de atendimento da empresa. ... Ver MaisVer Menos
View on Facebook
O Eng. Sérgio Pedro, Diretor-Geral de Serviços de Resíduos da ARM, foi um dos oradores da mesa-redonda intitulada “Liderança Azul”, promovida pela Câmara Municipal da Ribeira Brava, integrada na candidatura deste município ao Programa Bandeira Azul. Sérgio Pedro evidenciou “os desafios da separação do lixo”, salientando que, “nas instalações de triagem, ainda é necessário separar os resíduos que não foram corretamente depositados pelos cidadãos, o que dificulta a reciclagem, encarece o processo e complica o sistema". Concluiu deixando um apelo à população para “utilizarem corretamente os equipamentos e as infraestruturas disponíveis, como os ecopontos e ecocentros, em vez de abandonar os resíduos na via pública, evitando a contaminação do meio ambiente”. ... Ver MaisVer Menos
View on Facebook

2 semanas

Foto de perfil de ARM - Águas e Resíduos da Madeira, S.A. ... Ver MaisVer Menos
View on Facebook
A ARM dinamizou, hoje, no Mercado Municipal de Câmara de Lobos, uma ação de sensibilização sobre compostagem doméstica, dirigida aos clientes e comerciantes daquele espaço. Mais uma atividade incluída na Semana do Ambiente promovida pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos. ... Ver MaisVer Menos
View on Facebook
ℹ️ Alterações aos serviços da ARM – Feriado de 10 de junho de 2024A Águas e Resíduos da Madeira (ARM) informa que se registarão algumas alterações nos serviços de recolha de resíduos nos municípios aderentes, nomeadamente, Câmara de Lobos, Machico, Porto Santo, Ribeira Brava e Santana, bem como nos serviços de receção de resíduos, devido ao feriado de 10 de junho de 2024.RECOLHA DE RESÍDUOS:Câmara de Lobos:• A recolha de resíduos indiferenciados (lixo normal), habitual à 2ª feira (10 de junho), será efetuada no próprio dia, com início às 8h, com exceção de algumas zonas da freguesia de Câmara de Lobos e do Estreito de Câmara de Lobos, em que será realizada na 3ª feira (11 de junho).Ribeira Brava:• A recolha de resíduos indiferenciados (lixo normal), habitual à 2ª feira (10 de junho), será efetuada no próprio dia, com início às 8h.• A recolha de resíduos de papel/cartão (ecoponto azul), habitual à 2ª feira (10 de junho), será efetuada no próprio dia, com início às 8h.Machico:• A recolha de resíduos indiferenciados (lixo normal), habitual à 2ª feira (10 de junho), será efetuada no próprio dia, com início às 8h.• A recolha de resíduos de papel/cartão (ecoponto azul), habitual à 2ª feira (10 de junho), será adiada para 3ª feira (11 de junho).Santana: • A recolha de resíduos indiferenciados (lixo normal), habitual à 2ª feira (10 de junho), será adiada para 3ª feira (11 de junho). • A recolha de resíduos indiferenciados (lixo normal), habitual à 3ª feira (11 de junho), será adiada para 4ª feira (12 de junho). • A recolha de resíduos de papel/cartão (ecoponto azul), habitual à 2ª feira (10 de junho), será adiada para 3ª feira (11 de junho).Porto Santo: • A recolha de resíduos indiferenciados (lixo normal), habitual à 2ª feira (10 de junho), será efetuada no próprio dia, com início às 7h.RECEÇÃO DE RESÍDUOS:Relativamente à receção de resíduos, informa-se que no feriado de 10 de junho, a Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos (ETRS) da Meia Serra apenas rececionará resíduos para a incineração e resíduos verdes, mediante solicitação prévia.Na mesma data, a Estação de Transferência da Zona Leste e de Triagem da Ilha da Madeira (ETZL/ET), a Estação de Transferência da Zona Oeste (ETZO) e o Centro de Processamento de Resíduos Sólidos do Porto Santo (CPRS) estarão encerrados. A ARM agradece a compreensão e colaboração de todos. ... Ver MaisVer Menos
View on Facebook

Multimédia

Galeria de fotografias

Galeria de videos

Parcerias

A ARM integra diversas associações bem como colabora em múltiplos projetos aproveitando e criando sinergias com várias entidades que nos têm permitido percorrer um caminho de desenvolvimento sustentável e de inovação.

A ARM é membro da APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, entidade que representa e defende os interesses dos agentes responsáveis pelos sistemas, de abastecimento de água e águas residuais e de todos os demais intervenientes neste domínio. Simultaneamente, esta Associação estimulará o tratamento, investigação e desenvolvimento dos assuntos relacionados com a quantidade e qualidade das águas de abastecimento, drenagem e destino final das águas residuais, constituindo um fórum para profissionais de diversas formações com intervenção no domínio das águas.

https://www.apda.pt/pt/

A ARM integra ainda a Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental (CECEA) da APDA que é constituída por representantes de entidades gestoras de serviços de águas em Portugal.

As ações do CECEA estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU, nomeadamente os referentes à proteção do ambiente e ao combate às alterações climáticas. Os trabalhos desenvolvidos têm como base a partilha de conhecimento obtido através da experiência profissional de todos os seus membros nas vertentes da Comunicação e Educação Ambiental, entre os associados da APDA e profissionais do setor.

Os principais projetos desenvolvidos pela CECEA são os eventos anuais PURA e H2OFF.

A APOTEC é um organismo profissional de classe, autónomo e independente, e tem como objectivo representar, dentro dos quadros legais, os seus associados, defendendo os seus interesses técnicos, profissionais, deontológicos e culturais.

www.apotec.pt 

A APESB tem por objectivos: Constituir uma entidade nacional especialmente vocacionada para o estudo, a análise e o debate dos aspectos pluridisciplinares relacionados com o abastecimento de água, a drenagem e o tratamento de águas residuais e os resíduos sólidos no sentido de contribuir para a implementação de soluções integradas, tecnicamente correctas, economicamente viáveis e ambientalmente sustentáveis; Estimular o intercâmbio técnico-científico, incluindo a transferência tecnológica e a formação, a nível nacional e nos países de língua oficial portuguesa; Contribuir para o progresso científico e tecnológico; e Assegurar a representação nacional em organismos internacionais congéneres, designadamente na IWA (International Water Association), na ISWA (International Solid Waste Association) e na WEF (Water Environmental Federation).

apesb.org 

A ARM é associada da AVALER, associação sem fins lucrativos constituída ao abrigo do direito privado, no dia 19 de dezembro de 2005, pelas entidades gestoras dos resíduos sólidos urbanos de Lisboa (Valorsul), Porto (LIPOR) e Madeira (ARM). É compromisso dos membros da AVALER assegurar que as suas centrais operem com elevados padrões de desempenho ambiental, no estrito respeito pela legislação nacional e comunitária, mediante a utilização das melhores técnicas disponíveis para a produção de energia elétrica a partir de resíduos urbanos.

http://www.avaler.pt/

A CEWEP representa cerca de 400 unidades de valorização energética de resíduos de 22 países por toda a Europa (cerca de 80% da capacidade de valorização energética de resíduos – “Waste-to-energy” – da Europa).

Os membros desta confederação assumem o compromisso de assegurar elevados padrões ambientais e de operar as instalações de que são proprietários com as melhores tecnologias, de forma a evitar emissões de dióxido de carbono.

O principal objetivo da CEWEP é evitar a deposição de resíduos combustíveis em aterro: a reciclagem e a valorização energética são opções complementares, que contribuem para evitar a deposição de resíduos urbanos em aterro, promovendo o tratamento sustentável de resíduos.

https://www.cewep.eu/

A ESGRA é uma associação privada sem fins lucrativos que tem como missão a promoção dos interesses dos seus associados no âmbito da gestão e tratamento de resíduos, bem como o seu desenvolvimento estratégico e no domínio da investigação de recursos que preservem e potenciem o país como território de desenvolvimento socioeconómico e ambiental. A ARM é associada da ESGRA desde 2017.

https://www.esgra.pt/

ADAPTaRES é um projeto de cooperação cofinanciado pelo Programa Interreg MAC 2014-2020, sob a supervisão do Instituto Tecnológico de Canárias, coordenador do projeto. O consórcio é formado por quinze entidades de Canárias, Cabo Verde e Madeira e o período de execução inicial era entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019. Devido às atuais contingências decorrentes da pandemia o prazo foi prolongado até março de 2022.

https://adaptares.com/pt-pt/adaptares/

Porto Santo Sem Lixo Marinho, arrancou em setembro 2020 com um cofinanciamento atribuído pelo Programa Ambiente dos EEA Grants.

O projeto, que reúne como parceiros a AIDGLOBAL, a Águas e Resíduos da Madeira, a Câmara Municipal do Porto Santo e a ARDITI, e conta ainda com o apoio da WWF Noruega e da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, pretende identificar o fluxo e a descarga de resíduos plásticos, ao mesmo tempo que promove a otimização da sua gestão e sensibiliza a população local e turistas para a problemática causada pelo lixo plástico nos oceanos.

Juntos, queremos travar a fuga de plásticos para o oceano e, dessa forma, contribuir para a diferenciação e valorização da ilha do Porto Santo.

https://www.natureza-portugal.org/o_que_fazemos_222/oceanos/porto_santo_sem_lixo_marinho_/

Ao longo da sua existência a RELACRE tem pautado a sua ação no sentido de cumprir esta importante missão de apoiar e representar a comunidade de laboratórios, ajustando o seu campo de atuação às crescentes necessidades apresentadas pelos laboratórios, ciente do seu papel na sociedade.

www.relacre.pt

Newsletter

Pode acompanhar as atividades e iniciativas da ARM, através das diversas plataformas digitais da empresa, entre as quais a nossa newsletter trimestral.

Prevenir COVID-19

COVID-19 é o nome, atribuído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), à doença provocada pelo novo coronavírus SARS-COV-2.

A ARM tem vindo a implementar as orientações e recomendações das entidades de saúde e governamentais para combater e mitigar a propagação da doença, bem como definir medidas de apoio à população e empresas por forma a atenuar as consequências decorrentes da situação atual.

A informação está disponível nas redes sociais da ARM e para download neste espaço dedicado à COVID-19 e à sua prevenção no âmbito das áreas de atuação da empresa.

Prevenir covid 19

ARM apoia empresas

Atendendo às atuais circunstâncias, as empresas regionais, clientes da ARM, podem solicitar a suspensão do seu contrato, entre o período de 1 de abril até 31 de dezembro de 2020, sem qualquer custo.

Saber mais »

Ligações úteis:

Site Covid Madeira: https://covidmadeira.pt/

IASAUDE, IP-RAM:  https://s-alerta.pt

DGS:  https://covid19.min-saude.pt/

Scroll to Top