Comunicação e Educação

Comunicados

Publicações

Visita à obra de construção do reservatório de água de rega do Lombo do Salão, na Calheta. Um investimento orçado em 1,8 milhões de euros, cofinanciado ao abrigo do PRODERAM, que vai beneficiar 716 regantes e 673 exploração agrícolas, numa área de 70,07 hectares.Esta obra permitirá melhorar substancialmente o serviço a prestar aos agricultores da freguesia da Calheta, aumentando a disponibilidade e a capacidade de armazenamento de água, bem como melhorando a qualidade do serviço prestado, para além de contribuir para a sustentabilidade do setor agrícola regional. ... Ver MaisVer Menos
View on Facebook
ℹ🚰 INTERRUPÇOES PROGRAMADAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUASA ARM - Águas e Resíduos da Madeira, S.A., informa que, no âmbito dos trabalhos de remodelação das redes de distribuição de água no concelho de Ribeira Brava e Machico que visam diminuir as perdas de água, poderão ocorrer, pontualmente, interrupções/condicionamentos no abastecimento de água potável, conforme segue:Ribeira Brava:No dia 20/02/2024, entre as 9h00 e as 12h30, na freguesia da Ribeira Brava, nas seguintes zonas: Achada, Apresentação, Bica de Pau, Cruz, Cruz da Banda de Além, Pico e Pico da Banda de Além e na freguesia de Tabua nas seguintes zonas: Achada, Apresentação, Bica de Pau e Corujeira.Machico:No dia 20/02/2024, entre as 14h00 e as 17h30, na freguesia de Machico, nas seguintes zonas: Igreja - Ribeira Seca, Lombo do Xeque, Nóia, Pastel, Poço Gil, Ribeira Seca e Rochinha.A ARM empenhará todos os esforços para minimizar os impactos destas intervenções e pede a compreensão da população pela eventualidade dos incómodos causados. ... Ver MaisVer Menos
View on Facebook
ℹ️ Alterações aos serviços da ARM devido à tolerância – Carnaval 2024A ARM – Águas e Resíduos da Madeira, S.A. informa que se registarão as seguintes alterações nos serviços de recolha de resíduos no município do Porto Santo, na tolerância – Carnaval 2024:Porto Santo:• A recolha de resíduos seletiva de papel/cartão (ecoponto azul), habitual à 3ª feira (dia 13 de fevereiro), será adiada para a 4ª feira (dia 14 de fevereiro), com início às 13h;• A recolha de resíduos seletiva de vidro (ecoponto verde), habitual à 3ª feira (dia 13 de fevereiro), será adiada para a 4ª feira (dia 14 de fevereiro), com início às 13h.RECEÇÃO DE RESÍDUOS:Relativamente à receção de resíduos, informa-se que no dia 13 de fevereiro, o Centro de Processamento de Resíduos Sólidos do Porto Santo (CPRS) estará encerrado.No dia 14 de fevereiro, Centro de Processamento de Resíduos Sólidos do Porto Santo (CPRS), rececionará resíduos, das 13h às 17h00.A ARM agradece a compreensão e colaboração de todos. ... Ver MaisVer Menos
View on Facebook
ℹ🚰 INTERRUPÇÃO PROGRAMADA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUAA ARM - Águas e Resíduos da Madeira, S.A., informa que, no âmbito dos trabalhos de remodelação das redes de distribuição de água no concelho de Câmara de Lobos que visam diminuir as perdas de água, poderão ocorrer, pontualmente, interrupções/condicionamentos no abastecimento de água potável, conforme segue:Câmara de Lobos:No dia 07/02/2024, entre as 14h00 e as 17h30, na freguesia de Câmara de Lobos, na zona do Rancho.A ARM empenhará todos os esforços para minimizar os impactos destas intervenções e pede a compreensão da população pela eventualidade dos incómodos causados. ... Ver MaisVer Menos
View on Facebook
Dia Mundial da Educação Ambiental26 de janeiro é o Dia Mundial da Educação Ambiental, visando sensibilizar, alertar e consciencializar para o contributo que todos podemos aplicar na construção de um futuro mais sustentável, através da adoção de boas práticas ambientais.A ARM desenvolve atividades de educação ambiental, sobre o valor da água, a valorização dos resíduos e compostagem doméstica, dirigidas a toda a diversos grupos da sociedade civil (comunidade escolar, entidades públicas e privadas, entre outros), mediante marcação, através do preenchimento do formulário existente no site da empresa arm.pt/comunicacao-e-educacao/educacao-ambiental/. ... Ver MaisVer Menos
View on Facebook

Multimédia

Galeria de fotografias

Galeria de videos

Parcerias

A ARM integra diversas associações bem como colabora em múltiplos projetos aproveitando e criando sinergias com várias entidades que nos têm permitido percorrer um caminho de desenvolvimento sustentável e de inovação.

A ARM é membro da APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, entidade que representa e defende os interesses dos agentes responsáveis pelos sistemas, de abastecimento de água e águas residuais e de todos os demais intervenientes neste domínio. Simultaneamente, esta Associação estimulará o tratamento, investigação e desenvolvimento dos assuntos relacionados com a quantidade e qualidade das águas de abastecimento, drenagem e destino final das águas residuais, constituindo um fórum para profissionais de diversas formações com intervenção no domínio das águas.

https://www.apda.pt/pt/

A ARM integra ainda a Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental (CECEA) da APDA que é constituída por representantes de entidades gestoras de serviços de águas em Portugal.

As ações do CECEA estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU, nomeadamente os referentes à proteção do ambiente e ao combate às alterações climáticas. Os trabalhos desenvolvidos têm como base a partilha de conhecimento obtido através da experiência profissional de todos os seus membros nas vertentes da Comunicação e Educação Ambiental, entre os associados da APDA e profissionais do setor.

Os principais projetos desenvolvidos pela CECEA são os eventos anuais PURA e H2OFF.

A APOTEC é um organismo profissional de classe, autónomo e independente, e tem como objectivo representar, dentro dos quadros legais, os seus associados, defendendo os seus interesses técnicos, profissionais, deontológicos e culturais.

www.apotec.pt 

A APESB tem por objectivos: Constituir uma entidade nacional especialmente vocacionada para o estudo, a análise e o debate dos aspectos pluridisciplinares relacionados com o abastecimento de água, a drenagem e o tratamento de águas residuais e os resíduos sólidos no sentido de contribuir para a implementação de soluções integradas, tecnicamente correctas, economicamente viáveis e ambientalmente sustentáveis; Estimular o intercâmbio técnico-científico, incluindo a transferência tecnológica e a formação, a nível nacional e nos países de língua oficial portuguesa; Contribuir para o progresso científico e tecnológico; e Assegurar a representação nacional em organismos internacionais congéneres, designadamente na IWA (International Water Association), na ISWA (International Solid Waste Association) e na WEF (Water Environmental Federation).

apesb.org 

A ARM é associada da AVALER, associação sem fins lucrativos constituída ao abrigo do direito privado, no dia 19 de dezembro de 2005, pelas entidades gestoras dos resíduos sólidos urbanos de Lisboa (Valorsul), Porto (LIPOR) e Madeira (ARM). É compromisso dos membros da AVALER assegurar que as suas centrais operem com elevados padrões de desempenho ambiental, no estrito respeito pela legislação nacional e comunitária, mediante a utilização das melhores técnicas disponíveis para a produção de energia elétrica a partir de resíduos urbanos.

http://www.avaler.pt/

A CEWEP representa cerca de 400 unidades de valorização energética de resíduos de 22 países por toda a Europa (cerca de 80% da capacidade de valorização energética de resíduos – “Waste-to-energy” – da Europa).

Os membros desta confederação assumem o compromisso de assegurar elevados padrões ambientais e de operar as instalações de que são proprietários com as melhores tecnologias, de forma a evitar emissões de dióxido de carbono.

O principal objetivo da CEWEP é evitar a deposição de resíduos combustíveis em aterro: a reciclagem e a valorização energética são opções complementares, que contribuem para evitar a deposição de resíduos urbanos em aterro, promovendo o tratamento sustentável de resíduos.

https://www.cewep.eu/

A ESGRA é uma associação privada sem fins lucrativos que tem como missão a promoção dos interesses dos seus associados no âmbito da gestão e tratamento de resíduos, bem como o seu desenvolvimento estratégico e no domínio da investigação de recursos que preservem e potenciem o país como território de desenvolvimento socioeconómico e ambiental. A ARM é associada da ESGRA desde 2017.

https://www.esgra.pt/

ADAPTaRES é um projeto de cooperação cofinanciado pelo Programa Interreg MAC 2014-2020, sob a supervisão do Instituto Tecnológico de Canárias, coordenador do projeto. O consórcio é formado por quinze entidades de Canárias, Cabo Verde e Madeira e o período de execução inicial era entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019. Devido às atuais contingências decorrentes da pandemia o prazo foi prolongado até março de 2022.

https://adaptares.com/pt-pt/adaptares/

Porto Santo Sem Lixo Marinho, arrancou em setembro 2020 com um cofinanciamento atribuído pelo Programa Ambiente dos EEA Grants.

O projeto, que reúne como parceiros a AIDGLOBAL, a Águas e Resíduos da Madeira, a Câmara Municipal do Porto Santo e a ARDITI, e conta ainda com o apoio da WWF Noruega e da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, pretende identificar o fluxo e a descarga de resíduos plásticos, ao mesmo tempo que promove a otimização da sua gestão e sensibiliza a população local e turistas para a problemática causada pelo lixo plástico nos oceanos.

Juntos, queremos travar a fuga de plásticos para o oceano e, dessa forma, contribuir para a diferenciação e valorização da ilha do Porto Santo.

https://www.natureza-portugal.org/o_que_fazemos_222/oceanos/porto_santo_sem_lixo_marinho_/

Ao longo da sua existência a RELACRE tem pautado a sua ação no sentido de cumprir esta importante missão de apoiar e representar a comunidade de laboratórios, ajustando o seu campo de atuação às crescentes necessidades apresentadas pelos laboratórios, ciente do seu papel na sociedade.

www.relacre.pt

Newsletter

Pode acompanhar as atividades e iniciativas da ARM, através das diversas plataformas digitais da empresa, entre as quais a nossa newsletter trimestral.

Prevenir COVID-19

COVID-19 é o nome, atribuído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), à doença provocada pelo novo coronavírus SARS-COV-2.

A ARM tem vindo a implementar as orientações e recomendações das entidades de saúde e governamentais para combater e mitigar a propagação da doença, bem como definir medidas de apoio à população e empresas por forma a atenuar as consequências decorrentes da situação atual.

A informação está disponível nas redes sociais da ARM e para download neste espaço dedicado à COVID-19 e à sua prevenção no âmbito das áreas de atuação da empresa.

Prevenir covid 19

ARM apoia empresas

Atendendo às atuais circunstâncias, as empresas regionais, clientes da ARM, podem solicitar a suspensão do seu contrato, entre o período de 1 de abril até 31 de dezembro de 2020, sem qualquer custo.

Saber mais »

Ligações úteis:

Site Covid Madeira: https://covidmadeira.pt/

IASAUDE, IP-RAM:  https://s-alerta.pt

DGS:  https://covid19.min-saude.pt/

Scroll to Top