Resíduos

Tratamento

Sistema de Gestão de Resíduos

A ARM gere resíduos em regime de alta, incluindo as operações de valorização e eliminação de resíduos, nomeadamente transferência, triagem, valorização orgânica e energética, bem como outras formas de tratamento, e o envio ou deposição em destino final.

Os processos utilizados pela ARM para dar resposta aos resíduos produzidos na RAM são aplicados consoante a tipologia e características dos resíduo em questão, por exemplo os resíduos indiferenciados são alvo de valorização energética, os resíduos verdes de jardins e parques são alvo de valorização orgânica, os resíduos de embalagens (papel/cartão, vidro e plástico/metal) são alvo de triagem e encaminhamento para reciclagem, os pneus usados são triturados e encaminhados para valorização, enquanto outros resíduos podem ser valorizados ou eliminados.

Principais instalações

O sistema integrado de gestão de resíduos dispõe de quatro instalações, situadas nos concelhos da Ribeira Brava, Santa Cruz e Porto Santo.

ARM mapa estações de resíduos

ETRS – Meia Serra

 

A 5 de julho de 2004 foi

inaugurada a

remodelada e ampliada

Estação de Tratamento

de Resíduos Sólidos da

Meia Serra, com as mais

recentes e eficientes

tecnologias existentes à

data, entre as quais uma

instalação de incineração

dedicada de resíduos

sólidos urbanos com recuperação de energia,

onde os resíduos são

tratados através da

queima e o calor gerado

é recuperado para a

produção de eletricidade.

 

ETRS meia serra

Ver mais

1 of 4

Centro de Processamento de Resíduos Sólidos

 

O Centro de Processamento de Resíduos Sólidos (CPRS) do Porto Santo tem por objetivo a gestão adequada e sustentável dos resíduos produzidos na ilha.


CPRS Porto Santo


Ver mais

2 of 4

ETZL/ET – Zona Leste

A Estação de

Transferência da Zona

Leste e a Estação de

Triagem da Madeira

situada no vale do Porto

Novo, em Santa Cruz,

tem como finalidade

proceder à otimização do

transporte de resíduos

para tratamento e a

triagem dos resíduos

recicláveis e posterior

encaminhamento para

reciclagem.

ETZL

Ver mais

3 of 4

ETZO – Zona Oeste

A Estação de Transferência da Zona Oeste (ETZO), localizada no sítio da Meia Légua, concelho da Ribeira Brava, visa a otimização do transporte dos resíduos urbanos dos concelhos de Calheta, Ponta do Sol, Porto Moniz, Ribeira Brava e São Vicente para valorização ou destino final.


ARM imagem destaque


Ver mais

4 of 4

Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos (ETRS)

A Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos (ETRS) da Meia Serra constitui a principal infraestrutura do Sistema de Gestão de Resíduos Urbanos da Região Autónoma da Madeira e integra soluções de tratamento, nomeadamente, valorização orgânica e energética e o envio ou deposição em destino final dos resíduos existentes na Região.

A valorização energética efetuada na Instalação de Incineração de Resíduos Sólidos Urbanos (IIRSU), na ETRS, é um processo controlado e automatizado que, para além de tratar os resíduos indiferenciados termicamente, possibilita a produção de energia elétrica, a qual é direcionada para a rede pública de distribuição.

Os processos de gestão de resíduos que integram atualmente a ETRS são os seguintes:

  • Instalação de Incineração de Resíduos Sólidos Urbanos (IIRSU)
  • Instalação de Compostagem de Resíduos Sólidos Urbanos (ICRSU)
  • Instalação de Desinfeção e Armazenamento de Resíduos Hospitalares (IDARH) – Autoclavagem
  • Aterros Sanitários (AS)
  • Parque de armazenamento, trituração e acondicionamento de pneus usados, o qual constitui o único Centro de Receção autorizado pela entidade gestora Valorpneu

A ETRS compreende ainda uma ETAR e outras instalações de apoio.

Horário de receção de resíduos:

   IIRSU: 2ª feira a sábado, das 8h às 24h;

   Parque de pneus:  2ª feira a sábado, das 8h às 15h30;

   Aterro:  2ª feira a sábado, das 8h às 15h30;

   IDARH:  2ª feira a 5ª feira, das 8h às 16h e 6ª feira, das 8h às 13h30;

   ICRSU: 2ª feira a 5ª feira, das 8h às 15h30 e 6ª feira, das 8h às 13h00.

Play Video about ETRS meia serra

Estação de Transferência da Zona Leste e de Triagem da Madeira (ETZL/ET)

Situada no vale do Porto Novo, no concelho de Santa Cruz, a Estação de Transferência da Zona Leste e de Triagem da Madeira consiste numa solução integrada de:

  • Receção, triagem, acondicionamento e encaminhamento para o Continente, dos materiais recicláveis recolhidos seletivamente (embalagens de vidro, papel/cartão, plástico e metal);
  • Receção no Ecocentro,
    acondicionamento e, ou encaminhamento de outros fluxos de resíduos para valorização ou eliminação na ETRS ou outros operadores devidamente licenciados
    ;
  • Receção e  transferência até à ETRS dos resíduos sólidos urbanos provenientes da recolha indiferenciada, de empresas e de particulares.

Horário de receção de resíduos: 2ª feira a 6ª feira, das 8h às 19h.

Play Video about ETZL

Estação de Transferência da Zona Oeste (ETZO)

A Estação de Transferência da Zona Oeste, localizada no sítio da Meia Légua, concelho da Ribeira Brava, visa a otimização do transporte dos resíduos urbanos dos concelhos de Calheta, Ponta do Sol, Porto Moniz, Ribeira Brava e São Vicente para valorização ou destino final.

Horário de receção de resíduos: 2ª feira a 6ª feira, das 8h às 16h30.

Centro de Processamento de Resíduos Sólidos (CPRS)

O Centro de Processamento de Resíduos Sólidos (CPRS) do Porto Santo tem por objetivo a gestão adequada e sustentável dos resíduos produzidos na ilha e conta com as seguintes infraestruturas de gestão de resíduos:

  • Um Edifício de Transferência para
    receção e transferência até à ETRS dos resíduos sólidos urbanos provenientes da recolha indiferenciada, de empresas e de particulares.
    ;
  • Um Edifício de Triagem para receção, triagem, acondicionamento e encaminhamento para o Continente, dos materiais recicláveis recolhidos seletivamente (embalagens de vidro, papel/cartão, plástico e metal);
  • Um Ecocentro para receção, acondicionamento e encaminhamento de outros fluxos de resíduos para valorização ou eliminação na ETRS ou em outros operadores devidamente licenciados;
  • Célula fusível para deposição de resíduos urbanos, em situações de emergência;
  • Um aterro para a deposição de resíduos inertes provenientes essencialmente de obras de construção.

Horário de receção de resíduos: 2ª feira a 6ª feira, das 8h às 17h.

Play Video about CPRS Porto Santo

Fluxos de resíduos

Os chamados resíduos de embalagem (que incluem o papel, o cartão, o vidro, o plástico e o metal) devem ser depositados seletivamente nos Ecopontos, no respetivo contentor: 

Azul – papel/cartão | Verde – vidro | Amarelo – plástico e metal.

Resíduos provenientes das habitações que, pelo seu volume, forma ou dimensões, não podem ser recolhidos pelos meios normais – p. ex. colchões, móveis, madeiras, eletrodomésticos.

A ARM disponibiliza aos seus clientes, nos 5 municípios aderentes (Câmara de Lobos, Machico, Porto Santo, Ribeira Brava e Santana), gratuitamente, o serviço de recolha destes resíduos, mediante pedido, através do contacto telefónico para a linha verde 800 910 500 ou diretamente num dos balcões de atendimento da empresa. Este tipo de resíduos pode ainda ser entregue nos Ecocentros da empresa ou na Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos (ETRS) da Meia Serra.

Entendem-se como Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), incluindo todos os componentes, subconjuntos e consumíveis que fazem parte integrante do equipamento, todos aqueles que estão dependentes de correntes elétricas ou campos eletromagnéticos para funcionar corretamente.

A ARM disponibiliza aos seus clientes, nos 5 municípios aderentes (Câmara de Lobos, Machico, Porto Santo, Ribeira Brava e Santana), gratuitamente, o serviço de recolha destes resíduos, mediante pedido, através do contacto telefónico para a linha verde 800 910 500 ou diretamente num dos balcões de atendimento da empresa. Este tipo de resíduos pode ainda ser entregue nos Ecocentros da empresa.

Resíduos provenientes da limpeza e manutenção dos jardins ou hortas das habitações ou de outros espaços verdes de uso privado.

A ARM disponibiliza aos seus clientes, nos 5 municípios aderentes (Câmara de Lobos, Machico, Porto Santo, Ribeira Brava e Santana), gratuitamente, o serviço de recolha destes resíduos, mediante pedido, através do contacto telefónico para a linha verde 800 910 500 ou diretamente num dos balcões de atendimento da empresa. Este tipo de resíduos pode ainda ser entregue nos Ecocentros da empresa ou na Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos (ETRS) da Meia Serra.

Os resíduos verdes rececionados pela ARM são valorizados na Instalação de Compostagem, da ETRS da Meia Serra, onde são transformados num corretivo orgânico, uma espécie de adubo, 100% natural, denominado BIOVALOR.

Os óleos alimentares usados são resultado das frituras de alimentos, azeites e óleos de conserva.

A ARM disponibiliza à população uma rede de recolha de Óleos Alimentares Usados (OAU) através de 65 oleões, garantindo assim o encaminhamento adequado destes resíduos para valorização.

As pilhas e acumuladores não reutilizáveis devem ser depositados nos pilhões.

A responsabilidade pelo destino final das baterias, habitualmente utilizadas em veículos, é sempre do produtor ou importador, o qual deverá entregar estes resíduos a operadores licenciados para a sua valorização ou eliminação. Assim, as baterias velhas deverão ser sempre preferencialmente entregues no local de compra das novas, por troca gratuita. As baterias podem também ser entregues nos Ecocentros da ARM.

Estes resíduos são encaminhados para operadores licenciados, para a sua valorização ou eliminação.

A sucata é constituída essencialmente por vigas, ferragens e perfis metálicos, entre outros, exceto os veículos em fim de vida, por serem um outro fluxo específico. Este fluxo pode ser entregue nos Ecocentros da ARM.

Consideram-se resíduos de madeira: paletes, caixas, troncos e ramos, que podem ser entregues nos Ecocentros da ARM e também na ETRS da Meia Serra.

Consideram-se veículos em fim de vida os veículos que constituem um resíduo, ou seja, qualquer substância ou objeto de que o detentor se desfaz ou tem a intenção ou a obrigação de se desfazer, de acordo com a legislação em vigor.

Deposição/recolha:

Na Região, existem Operadores de Gestão de Resíduos licenciados para receber este tipo de resíduos, pela Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (DRAAC).

Estes resíduos devem ser entregues nas farmácias, as quais os encaminham para a entidade gestora das embalagens e medicamentos fora de uso.

A especificidade dos medicamentos aconselha a que exista um processo de recolha seguro, evitando-se, por razões de saúde pública, que os resíduos de medicamentos não estejam acessíveis como qualquer outro resíduo urbano. O sistema de gestão deste tipo de resíduos procura ainda que, por razões ambientais, os mesmos não contaminem os resíduos urbanos, prejudicando a valorização desses resíduos quer na componente compostável, quer nos materiais objeto de reciclagem.

Os resíduos de construção e demolição (RCD) referem-se aos provenientes de obras de construção, reconstrução, ampliação, alteração, conservação e demolição e da derrocada de edificações. São resíduos de constituição não homogénea, com frações de dimensões variadas, as quais podem ser classificadas como resíduos perigosos, não perigosos e inertes.
A ARM recebe alguns tipos de RCD, dependendo das características e da quantidade dos materiais e também da existência do respetivo tratamento adequado nas suas instalações. Essa avaliação só é efetuada no momento da entrega dos resíduos, pelo que se recomenda um contacto telefónico prévio.
Existem outros Operadores de Gestão de Resíduos de construção e demolição licenciados pela Direção Regional de Ambiente e Alterações Climáticas (DRAAC). Consulte o site desta entidade para saber mais informação.

Scroll to Top