Águas
No sector das águas, a ARM é responsável pela gestão e manutenção do sistema de regadio em alta (captações e grandes aduções) e em baixa (armazenagem e distribuição) nas ilhas da Madeira e do Porto Santo.
No que se refere ao abastecimento de água potável, a ARM desenvolve as suas atividades em alta em toda a Região, com exceção dos concelhos de São Vicente e Porto Moniz, e em baixa fornece água aos consumidores finais dos cinco municípios aderentes: Câmara de Lobos, Machico, Porto Santo, Ribeira Brava e Santana.
Esta empresa é também responsável pela gestão dos sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais, nos referidos municípios aderentes.
No sector das águas, a ARM é responsável pela gestão e manutenção do sistema de regadio em alta (captações e grandes aduções) e em baixa (armazenagem e distribuição) nas ilhas da Madeira e do Porto Santo.
No que se refere ao abastecimento de água potável, a ARM desenvolve as suas atividades em alta em toda a Região, com exceção dos concelhos de São Vicente e Porto Moniz, e em baixa fornece água aos consumidores finais dos cinco municípios aderentes: Câmara de Lobos, Machico, Porto Santo, Ribeira Brava e Santana.
Esta empresa é também responsável pela gestão dos sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais, nos referidos municípios aderentes.
Água Potável
Fornecimento aos municípios (alta)
Madeira
O sistema de gestão e abastecimento de água da Madeira possui um conjunto de sistemas e infraestruturas de captação, produção, tratamento, transporte, distribuição em alta e aproveitamento hidroelétrico, distribuídos um pouco por toda a ilha.
Estação de Tratamento de Água da Alegria
1 of 4Estação de Tratamento de Água do Covão
2 of 4Estação de Tratamento de Água de Santa Quitéria
3 of 4Central Dessalinizadora do Porto Santo
4 of 4Sistema de Abastecimento de Água em Alta
Nº Estações de Tratamento de Água : 16
Central Dessalinizadora : 1
Nº de Furos : 21
Mini-hídricas : 1
Nº de Galerias de Captação de Água : 12
Levadas
Condutas adutoras : 236 km
Municípios abrangidos pelos Sistema de Abastecimento em Alta :
Principais infraestruturas:
A ETA Eng. Manuel Rafael Amaro da Costa, também designada por ‘ETA da Alegria’, que está localizada na freguesia de São Roque, no Funchal, e abastece os concelhos do Funchal, Santa Cruz e Machico no período de Inverno. A estação está dimensionada para tratar um caudal máximo de 1000 litros por segundo, sendo a maior e mais importante estação de tratamento de água da Madeira.
A ETA Dr. Raul António Simões Duarte, também conhecida como ETA de Santa Quitéria, localizada na freguesia de São Martinho, no Funchal, destina-se à adequação da qualidade da água do Sistema de Fins Múltiplos dos Socorridos (SFMS), para reforço do abastecimento público de água do concelho do Funchal, em especial nos meses de maior pluviosidade, nomeadamente as freguesias de São Martinho e, por vezes, da Sé, São Pedro e Santa Luzia. A estação está dimensionada para tratar um caudal máximo de 500 litros por segundo, sendo a segunda maior ETA da Madeira.
A ETA do Covão, localizada na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, no concelho de Câmara de Lobos, destina-se à adequação da qualidade da água do Sistema de Fins Múltiplos dos Socorridos (SFMS), para reforço do abastecimento público de água do concelho de Câmara de Lobos. A estação está dimensionada para o tratamento de água até um caudal máximo de 200 l/s e inclui também um reservatório com capacidade de 500 m3.
Porto Santo
Na ilha do Porto Santo, a Central Dessalinizadora, localizada no centro da cidade junto ao cais, é a única origem de água potável com qualidade utilizada para o abastecimento público, sendo esta produzida a partir da água salgada por intermédio de unidades de dessalinização por osmose inversa, dimensionada para produzir até um caudal máximo de cerca de 6.300 m3/dia.
O abastecimento à população é garantido através de um sistema adutor e de bombagem, elevando a água produzida na Central até aos reservatórios, que posteriormente é distribuída aos clientes finais através da rede de distribuição (baixa).
Fornecimento aos municípios (baixa)
A Águas e Resíduos da Madeira é responsável pelo Sistema Multimunicipal de distribuição de água da Região Autónoma da Madeira, nomeadamente pelo abastecimento de água potável em baixa nos municípios de Câmara de Lobos, Machico, Porto Santo, Ribeira Brava e Santana.
Sistema de Abastecimento de Água em Baixa
Porto
Santo
Extensão total de rede : 115 km
População servida (Residente+Flutuante) : 6 569
Nº de contratos ativos : 4 457
Santana
Extensão total de rede : 301 km
População servida (Residente+Flutuante) : 6 880
Nº de contratos ativos : 4 649
Machico
Extensão total de rede : 354 km
População servida (Residente+Flutuante) : 20 603
Nº de contratos ativos : 9 847
Câmara
de Lobos
Extensão total de rede : 390 km
População servida (Residente+Flutuante) : 32 874
Nº de contratos ativos : 12 436
Ribeira
Brava
Extensão total de rede : 295 km
População servida (Residente+Flutuante) : 12 256
Nº de contratos ativos : 6 416
Comunicar Anomalia
Se detetar uma anomalia nas redes públicas de distribuição de água, por favor informe-nos através da linha verde 800 910 500, do email [email protected] ou através do formulário infra.
Este serviço da ARM é exclusivo nos municípios aderentes. Identifique o município onde verifica a anomalia para confirmar se está abrangido pelos serviços da ARM.
O serviço é prestado nos municípios aderentes. No caso de se tratar de uma anomalia num município não aderente, contacte por favor a entidade gestora local.
Centro de Telegestão
O sistema de Telegestão da ARM, implementado há mais de 20 anos, permite gerir remotamente todas as instalações, infraestruturas e equipamentos associados ao sistema multimunicipal de fornecimento de água em alta aos 9 municípios da Região, nomeadamente, Calheta, Câmara de Lobos, Funchal, Machico, Ponta do Sol, Porto Santo, Ribeira Brava, Santa Cruz e Santana.
Este sistema trata-se de uma rede hidráulica complexa, que integra órgãos hidromecânicos associados ao controlo das aduções às condutas de interligação das múltiplas origens de água, câmaras de válvulas, reservatórios de armazenagem, grupos elevatórios (estações sobrepressoras e estações elevatórias) e unidades de tratamento de água.
Para a comunicação entre as principais infraestruturas hidráulicas, foi implementada uma rede de fibra ótica, numa extensão superior a 500 quilómetros. Como suporte informático existem vários servidores, ligados em rede e que comunicam com os autómatos programáveis (PLC’s) instalados nas várias instalações. Desta forma, o operador no Centro de Telegestão consegue ter uma visão geral de como se está a comportar o sistema e facilmente identifica e atua caso seja necessário.
O Centro de Telegestão da ARM, onde é gerido todo o sistema, localiza-se na Estação de Tratamento de Água Eng.º Manuel Rafael Amaro da Costa (ETA da Alegria), em São Roque, no concelho do Funchal, e permite otimizar a adução às redes de abastecimento de água de uma forma racional e numa perspetiva de poupança de energia elétrica e eficiência hídrica.