Recolha seletiva e triagem dos resíduos retomadas na próxima quarta-feira
Prevenir covid 19

Será retomada a operação de triagem, bem como a recolha seletiva de resíduos recicláveis nos municípios aderentes à ARM – Ribeira Brava, Câmara de Lobos, Machico, Santana e Porto Santo. Os restantes municípios deverão igualmente reiniciar a recolha seletiva dos resíduos recicláveis.

«A recolha seletiva não pode ficar suspensa. A exceção deverá ser apenas para os resíduos produzidos por doentes com o coronavírus, que devem ser colocados no lixo indiferenciado». É assim que a secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas anuncia que a empresa Águas e Resíduos da Madeira (ARM), vai reiniciar, já na próxima quarta-feira a recolha seletiva e a triagem dos resíduos recicláveis. De acordo com Susana Prada, «a continuidade geral dos serviços adequados de gestão de resíduos urbanos, incluindo a recolha seletiva, triagem e envio para reciclagem, deve ser salvaguardada. Os cidadãos devem poder manter os seus hábitos ecológicos, separando bem os seus resíduos, garantindo que os materiais recicláveis sejam colocados nos locais adequados».

Assim, em virtude da situação atual da RAM, onde, na sequência das medidas adotadas pelo Governo Regional e do exemplar comportamento da população madeirense, verificando-se a existência de municípios sem qualquer caso confirmado além de uma baixa taxa de propagação do vírus COVID19 em toda a região, o Governo Regional considera que estão reunidas as condições necessárias para retomar gradualmente as operações de triagem e recolha seletiva dos resíduos do papelão (contentor azul – papel e cartão) e do embalão (contentor amarelo – embalagens plásticas e metálicas).

A partir da próxima quarta-feira, dia 29 de abril, será retomada a receção na Estação de Triagem da Madeira (ET) e no Centro de Processamento de Resíduos Sólidos (CPRS), dos resíduos urbanos provenientes da recolha seletiva de todos os municípios.

A ARM irá implementar novas medidas nas estações de resíduos, por forma a assegurar a segurança dos seus trabalhadores e adequado tratamento dos resíduos rececionados, nomeadamente a reorganização da operação, criação de espaços para a quarentena mínima de 72 horas para os resíduos recicláveis e a desinfeção dos mesmos aquando da sua descarga.

Relativamente à receção de resíduos do embalão (embalagens plásticas e metálicas) e do papelão (papel e cartão), na ETZL e no CPRS, a mesma só poderá ser realizada entre terça-feira e quinta-feira.

Com a adoção destas medidas, considera-se que estão reunidas as condições exigidas para o regresso gradual à normalidade dos serviços de recolha seletiva e triagem dos resíduos, salvaguardando sempre a segurança e a saúde dos trabalhadores, bem como, o ambiente e as melhores condições de saúde pública. De salientar que a recolha e encaminhamento das embalagens de vidro para reciclagem nunca foi interrompida pela ARM.

A ARM agradece o empenho de todos neste processo, especialmente todos os trabalhadores do sector da recolha, triagem e tratamento dos resíduos, que deste a primeira hora garantem a continuidade deste serviço essencial à população.

«Devem todos os municípios dar continuidade e se possível reforçar as ações de sensibilização aos seus munícipes, no sentido de ser efetuada a correta separação das embalagens plásticas e metálicas, de papel e cartão e de vidro», conclui, por outro lado, a secretaria da tutela.

Separação de lixo

Mais
artigos

Scroll to Top