Cedência de compostores para compostagem doméstica
No âmbito da estratégia de prevenção da produção de resíduos, a ARM lançou o projeto de compostagem doméstica, denominado “O Meu Composto”, nos cinco municípios aderentes à ARM: Câmara de Lobos, Machico, Porto Santo, Ribeira Brava e Santana.
Neste âmbito, a ARM cedeu 2500 compostores aos seus clientes que reuniam as condições necessárias, isto é que detinham um jardim, horta ou terreno na área de atuação da ARM (isto é, nos referidos 5 municípios) e se inscrevessem no referido projeto.
“O Meu Composto” tratou-se de uma iniciativa para a sensibilização e a promoção da compostagem doméstica dos restos orgânicos ao nível das habitações, estabelecimentos de ensino e outras instituições da área de intervenção da ARM, reduzindo assim a fração de orgânicos nos resíduos indiferenciados e aproveitando os restos provenientes da preparação dos alimentos, por exemplo cascas dos legumes e das frutas, para produzir composto e reintroduzir matéria orgânica nos solos.
Considerando que o projeto teve uma excelente aceitação por parte da comunidade, o mesmo irá manter-se ativo através da realização de ações de sensibilização sobre compostagem doméstica a grupos que tenham interesse (consoante disponibilidade da ARM), pela equipa de educação ambiental da ARM.
Mais esclarecimentos sobre o projeto podem ser solicitados através de envio de e-mail para: [email protected].
Ações de sensibilização sobre compostagem doméstica
A ARM realiza ações de sensibilização sobre compostagem doméstica, mediante agendamento através do preenchimento do respetivo formulário.