A gestão cada vez mais eficiente do recurso hídrico é um dos compromissos basilares assumidos pelo Governo Regional da Madeira, através da ARM – Águas e Resíduos da Madeira, S.A. (ARM), empresa com a responsabilidade de gerir o sector das águas em alta na Região e em baixa em 5 municípios (Câmara de Lobos, Machico, Porto Santo, Ribeira Brava e Santana), com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações das ilhas da Madeira e Porto Santo e, bem assim, para o desenvolvimento da Região.
Esta missão teve início no século XX, na década de 40, com a criação da Comissão Administrativa dos Aproveitamentos Hidráulicos da Madeira, que delineou o Plano dos Novos Aproveitamentos Hidráulicos da Madeira assente em dois princípios básicos: conduzir as águas perdidas ou mal aproveitadas no norte para as terras secas do sul, onde a população se encontrava mais concentrada; e aproveitar para turbinar as águas, tirando partido do seu aproveitamento energético.
Este plano materializou-se com a construção de uma vasta rede de canais para transportar água, que continua, nos dias de hoje, a ter um papel vital na gestão dos recursos hídricos na Região Autónoma da Madeira (RAM).
Assim, mantendo os propósitos que orientaram os nossos antepassados e considerando o agravamento dos efeitos das alterações climáticas que têm implicado, de uma forma geral, a redução da disponibilidade hídrica na RAM, e a existência de caudais subaproveitados/desperdiçados, quer a norte, quer a sul da ilha da Madeira, têm sido realizados investimentos avultados no sector das águas, em linha com os diversos documentos estratégicos regionais.
Os sistemas de abastecimento de água – de consumo público e de regadio – sob gestão da ARM, têm registado, nos últimos anos, significativas variabilidades e ajustes face ao previsto, devido aos efeitos das alterações climáticas, agravando a escassez e a assimetria na acessibilidade à água.
Por este motivo, o Governo Regional da Madeira, através da ARM, tem em curso um conjunto de obras, projetos e medidas, por forma a responder aos desafios, no sector das águas, que se colocam à Região, garantindo a sustentabilidade do ambiente e das gerações vindouras.
Mensagem do Presidente do Conselho de Adminsitração da ARM – Eng. Amílcar Gonçalves
“Hoje comemora-se um dia muito especial, o Dia Mundial da Água, mas para a ARM todos os dias, são os dias da água. A água faz parte do labor e do empenho diário de umas largas centenas de homens e de mulheres dedicados, que têm a responsabilidade de cuidar deste bem tão essencial.
Desde as montanhas majestosas da Madeira ou do mar salgado do Porto Santo, por um longo, trabalhoso e sinuoso caminho e quase por magia, a água chega às troneiras das nossas casas, chega também aos campos de cultivo, às indústrias e aos hotéis. Um sistema complexo de levadas, túneis e condutas, bem como um sem número de infraestruturas críticas que têm de ser operadas, mantidas, pensadas e continuamente melhoradas.
A responsabilidade é enorme, temos de garantir o abastecimento presente, mas também criar as condições para um futuro sustentável e resiliente, há muito para fazer e o futuro é já amanhã.
A todos os nossos trabalhadores, levadeiros, operadores, técnicos, engenheiros e responsáveis, queria deixar o meu sentido agradecimento, estou certo que a água da Madeira e do Porto Santo está em muito boas mãos.”