Constrangimentos no abastecimento de água ao concelho de Câmara de Lobos

Devido à intempérie que assolou a ilha da Madeira, a água que chegava à Estação de Tratamento de Água do Covão, estação que abastece grande parte do concelho de Câmara de Lobos, apresentava elevada turvação, razão pela qual foi suspenso o abastecimento de água aos reservatórios municipais, considerando que os níveis de qualidade da água não eram os adequados para consumo.


Esta situação provocou grandes constrangimentos na produção de água de abastecimento público na ETA do Covão, tendo as equipas da ARM envidado todos os esforços, sob condições extremas, para repor o normal funcionamento da estação de tratamento.


Neste momento, a situação na ETA do Covão está regularizada e o abastecimento de água aos reservatórios municipais foi retomado, contudo o sistema ainda levará algumas horas a normalizar.


Na freguesia do Curral das Freiras e na sequência de uma derrocada que afectou a rede, vão subsistir algumas falhas no abastecimento. Na zona da Fajã dos Cardos e devido à elevada turvação da água captada na ribeira, a produção e o tratamento de água apresenta constrangimentos que poderão afectar o abastecimento público. O sistema de abastecimento de água para consumo público nesta freguesia ficará inteiramente reposto durante a dia de amanhã.


Por estes motivos, apela-se à população das freguesias do concelho de Câmara de Lobos moderação no consumo de água, sobretudo nas freguesias de Câmara de Lobos, Estreito de Câmara de Lobos e Curral das Freiras.

Scroll to Top