A empresa ARM lançou em 2020 uma nova campanha de sensibilização – “Pega O Monstro”, que tem como rosto promocional o grupo humorístico regional “4Litro”, com o objetivo de, através do humor, apelar à consciência da população para evitar comportamentos prejudiciais para a saúde pública e para o meio ambiente, como é o caso do abandono de resíduos verdes e monstros (resíduos volumosos, tais como eletrodomésticos, móveis e colchões) junto aos contentores do lixo na via pública.
O público-alvo da campanha foi toda a população da Região, mas com particular incidência nos 5 municípios aderentes (Câmara de Lobos, Machico, Porto Santo, Ribeira Brava e Santana), onde a ARM disponibiliza aos seus clientes um serviço gratuito de recolha dos referidos resíduos.
O problema do abandono de resíduos verdes e monstros não é novo, mas tem vindo a agravar-se. Desde o início da pandemia, em março de 2020, com o decretar do confinamento, muitos foram aqueles que aproveitaram o longo tempo passado em casa para realizar renovações e limpezas dos jardins e espaços verdes, tendo-se verificado um aumento substancial de abandono dos resíduos provenientes destas atividades na via pública.
Logo, a ARM viu a oportunidade de lançar uma campanha de sensibilização, visando a consciencialização da população para a correção dos referidos maus comportamentos.
Assim, também no âmbito da sua responsabilidade social, a ARM contactou o grupo humorístico 4 Litro – artistas regionais que sentiram também a sua carreira abalada pelos impactos da pandemia, para serem a imagem da campanha e através da sátira chamar a atenção para um assunto sério e preocupante.